Apresentação
Face aos desafios da vida moderna e às necessidades do jovem na sua missão de transformar o mundo em que vivemos, a Secretaria Johvem apresenta o Programa de Formação Johvem 3, visando à formação do elemento humano jovem que, mesmo já tendo despertado para a importância de contribuir para a felicidade do próximo, necessita de constante aperfeiçoamento do conhecimento e das práticas capazes de empreender tal Obra de Salvação.
O público-alvo do Johvem 3 inclui jovens de ambos os sexos, compreendidos na faixa etária de 26 a 35 anos, que sejam missionários da IMMB e atuantes nas atividades do Johrei Center.
Objetivos
O objetivo do Programa Johvem 3 é formar Assessores para os Responsáveis de Johrei Center com capacidade pastoral e experiência na ministração do Johrei, e que sejam praticantes dos Ensinamentos de Meishu-Sama.
Além disso, a qualificação dos missionários que acrescentem a característica de “modelo de cidadão” à sociedade e que estejam capacitados a atender e acompanhar pessoas em sintonia com os temas discutidos na atualidade está no escopo deste Programa de Formação.
Metodologia
O Programa Johvem 3 é realizado em encontros mensais (março – junho e agosto – novembro), na Sede da Região ou Área, incluindo palestras e aulas sobre temas religiosos, extrarreligiosos e debates em grupo para estudo e troca de experiências vivenciadas na prática da fé e das tarefas propostas.
O programa se estende por dois anos com carga horária mínima de 240 horas, referentes aos encontros e às tarefas práticas, que devem ser realizados durante cada mês, no decorrer do programa. As tarefas devem compreender assuntos pertinentes à proposta de aprendizado do Johvem 3 e às características de cada região ou área, pois em cada encontro, o jovem é estimulado a praticar o aprendizado recebido em seu núcleo de convivência, por meio de tarefas que serão verificadas no decorrer do mês posterior ao encontro.
No segundo semestre de cada ano, a Secretaria Johvem organiza um encontro nacional de cada turma na Sede Central da IMMB, na cidade de São Paulo. Nesta oportunidade, são ministrados os temas específicos e, além destes, é realizada a cerimônia de formatura no segundo ano do programa. Estes encontros fazem parte do currículo do Programa Johvem 3, e a presença é indispensável.
Palestras dos reverendos: realizadas regulamente com intuito de enriquecer o conteúdo doutrinário dos jovens, ampliando sua visão sobre a Obra Divina e estimulando o aperfeiçoamento pessoal. O convívio com estes missionários e o relato de suas experiências visam resgatar o espírito de pioneirismo nos jovens, fortalecendo seu espírito de servir. As palestras ocorrem no âmbito das Regiões e na Sede Central.
Palestras dos Responsáveis de Área: realizadas regularmente com o intuito de aproximar os jovens dos responsáveis pelas orientações, práticas e objetivos da área a que estão ligados.
Palestras das Secretarias da IMMB: com intuito de alcançar maior aperfeiçoamento pessoal destes jovens missionários, o programa é ministrado em parceria com as diversas secretarias da IMMB (Expansão, Ensino, Administração, Liturgia etc.).
Palestras extrarreligiosas: Palestras voltadas para a formação integral do jovem proferida por profissionais da Korin Empreendimentos, da Fundação Mokiti Okada e profissionais de áreas de interesse geral, como liderança, comunicação, história da arte etc.
Difusão pioneira: em consonância com os objetivos do Programa Johvem 3, esta prática objetiva intensificar o acúmulo de experiências na prática do Johrei e do encaminhamento, bem como fortalecer o jovem por meio do desafio e do empenho na felicidade do próximo. Esta atividade será desenvolvida pelo Coordenador de Jovens sob orientação do Responsável da Região ou da Área.
Estudo de Ensinamentos de Meishu-Sama: durante o programa, o estudo de Ensinamentos de Meishu-Sama e da doutrina messiânica é intensificado, com base nos cinco volumes da coleção Alicerce do Paraíso. O aprendizado sobre estes temas será verificado por meio de avaliação escrita, a qual será utilizada como critério de avaliação do desempenho do jovem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário